
Intercare
Atende os mercados de cosméticos, limpeza doméstica e corporativa, higiene pessoal, perfumaria e fragrância, auto care, pet care e farma.
Sobre a Intercare
A Intercare é a divisão da Intercroma que atende os mercados de cosméticos, limpeza doméstica e corporativa, higiene pessoal, perfumaria e fragrância, auto care, pet care e farma.
Conta com um time experiente e exclusivo para atender de forma personalizada todos os clientes em território nacional, e com um portfólio de produtos químicos que une especialidades com commodities e que está em constante expansão, visando atender de forma inovadora e sustentável as necessidades específicas de cada cliente.
Devido a nossa rede global de fornecedores e de análise de mercado, oferecemos aos nossos clientes, insights sobre tendências de mercado (técnico e comercial), apoio no desenvolvimento técnico (laboratório de aplicação e especialistas químicos) e serviço de suporte a importação/exportação (assessorando os clientes nas questões de COMEX).
-
O Acetato de Etila, também conhecido como Etanoato de Etila, é um éster líquido, límpido, incolor e com odor frutado característico. Esta substância é inflamável, altamente miscível em compostos orgânicos como hidrocarbonetos, cetonas, glicóis, álcoois e éteres e parcialmente miscível em água.
Devido ao seu alto poder de solvência, odor agradável, baixo custo e baixa toxicidade, é amplamente utilizado no segmento farmacêutico, de cosméticos, perfumaria, alimentício e de domissanitários.
- Na indústria farmacêutica, esta substância é utilizada como solvente em processos para produção de insumos e intermediários ativos, extraídos de fontes vegetais;
- Na indústria cosmética é comum ser aplicado em removedores de esmaltes de unhas;
- No segmento de perfumaria, é utilizada para obter-se toques frutais nos produtos, dada sua rápida evaporação, sendo utilizado como solvente para perfumes e aromas;
- No segmento alimentício, é amplamente usado como um agente aromatizante sintético para produtos de confeitaria, bolos, sorvetes, entre outros, além de atuar como solvente de extração nos processos de descafeinação de cafés e chás. É um éster muito comum nos vinhos, sendo gerado durante o processo de fermentação das uvas;
- No segmento de domissanitários é utilizado como solvente em desengordurantes e diversos produtos de limpeza doméstica.
-
O Acetato de N-Butila é um líquido límpido, incolor a ligeiramente amarelado e de odor frutado, lembrando o aroma de maçã e banana. Também conhecido como Etanoato de Butila.
Um éster com alto poder de solvência, baixa volatilidade e é parcialmente miscível em água e miscível em hidrocarbonetos, glicóis, cetonas, ésteres e álcoois.
É bastante utilizado na indústria farmacêutica, alimentícia e cosméticos.
Confira aplicações:
- Na indústria farmacêutica: utilizado como solvente ou agente de extração para o processamento de óleos e revestimentos de comprimidos.
- Na indústria alimentícia: utilizado como agente aromatizante sintético em produtos como balas, doces e biscoitos;
- Na indústria de cosméticos: pode ser aplicado como solvente de fragrâncias em perfumes.
-
A 2-Propanona, de nome comercial Acetona, é um solvente de rápida evaporação e elevado poder de solvência.
Possui aspecto de um líquido incolor, com odor característico, não residual e não corrosivo. Conta com baixa toxicidade, porém alta inflamabilidade.
É miscível em água e em muitos solventes orgânicos e, portanto, é amplamente empregada nos segmentos farmacêutico, de limpeza doméstica e institucional, de cosméticos e têxtil.
Veja suas aplicações:
- Na indústria farmacêutica é utilizada como solvente para a extração de óleos vegetais e essências naturais, bem como no processo de síntese de intermediários e insumos, como vitaminas, antibióticos, entre outros;
- No segmento de limpeza doméstica e institucional é muito aplicada devido ao seu alto poder de solvência e elevada volatilidade como solvente de limpeza, na formulação de thinners, em desengraxantes, desengordurantes e removedores;
- No segmento de cosméticos é utilizada na formulação de maquiagens e cremes para a pele, sendo a aplicação mais conhecida desta substância a sua presença nos removedores de esmalte;
- No segmento têxtil é utilizada para desengordurar lã e degomar seda, proporcionando melhora no brilho, coloração, toque e textura da seda.
-
A Amina Óxida Cocoamina 30%, solução aquosa de óxido de cocodimetilamina, é um surfactante não-iônico em meios neutros e alcalinos e um surfactante catiônico em meio ácido.
É um líquido levemente amarelado, biodegradável, amplamente utilizado na indústria como agente anti‑estático, condicionante, detergente, intensificador e estabilizador de espuma, emoliente, inibidor de corrosão, agente auxiliar do poder de limpeza e desengraxe. Possui alta resistência e aumenta a viscosidade na presença de eletrólitos.
Devido às suas interessantes propriedades e devido sua estabilidade em sistemas clorados e com peróxido de hidrogênio, aumenta a vida útil de limpadores alcalinos a base de cloro. Está presente em uma ampla gama de produtos nos segmentos de limpeza doméstica e institucional e de higiene pessoal, veja:
- No segmento de limpeza doméstica e institucional é utilizado em detergentes lava-louças e lava-roupas, limpadores multiuso, removedores, atuando também como surfactante em alvejantes líquidos;
- No segmento de higiene pessoal está presente em géis de banho, shampoos e condicionadores.
-
A Amina Óxida Láurica 30%, uma solução aquosa de óxido de N,N‑dimetildodecilamina, é um surfactante não iônico em meios neutros e alcalinos, com caráter levemente catiônico em meio ácido.
É um líquido límpido e incolor, biodegradável e compatível com todos os tipos de surfactantes por causa da sua boa estabilidade em ampla faixa de pH.
Devido à sua compatibilidade em sistemas clorados e com peróxido de hidrogênio e às suas propriedades condicionantes, tensoativas, detergentes, emulsificantes, umectantes, espessantes, doador de viscosidade e, principalmente, de intensificação e estabilização de espuma, esta substância está muito presente nos segmentos de higiene pessoal, AutoCare e limpeza doméstica e institucional.
- No segmento de higiene pessoal está presente em shampoos e condicionadores, conferindo propriedades condicionantes e antiestáticas a estes produtos, assim como em géis de banho, espumas de banho, sabonetes líquidos, em barra e de limpeza facial, como modificador de viscosidade, surfactante, intensificador e estabilizador de espuma;
- No segmento de limpeza doméstica e institucional é aplicado em detergentes lava-louças e lava-roupas, alvejantes e limpadores para pisos;
- No segmento AutoCare é utilizado na formulação de shampoos para carros e desengraxantes.
-
A Amina Óxida Mirística 30%, uma solução aquosa de óxido de tetradecildimetilamina, é um surfactante não iônico em meios neutros e alcalinos, com caráter levemente catiônico em meio ácido.
Este caráter em meio ácido resulta em um maior efeito condicionante da substância, o que a torna muito empregada na formulação de shampoos e condicionadores, melhorando o volume, brilho e maciez dos fios de cabelo.
Além dessa aplicação, por ser biodegradável e estável em sistemas clorados e com peróxido de hidrogênio, ela pode atuar como surfactante, hidrótopo, agente condicionante, anti-estático, espessante e estabilizador de espuma, estando presente nos segmentos de limpeza doméstica e institucional, AutoCare e higiene pessoal.- No segmento de limpeza doméstica e institucional é utilizado na formulação de detergentes lava-roupas e lava-louças, alvejantes, sabões, desengraxantes, limpadores multiuso para vidro e pisos e em polidores para metais e móveis;
- Em AutoCare está presente em shampoos para automóveis, em produtos anticongelamento, ceras, graxas e polidores automotivos;
- No segmento de higiene pessoal é muito utilizado em sabões para mãos, rosto e corpo, cremes dentais e em shampoos e condicionadores, onde atua como estabilizador e intensificador de espuma e agente condicionante.
-
A Cera de Abelha purificada é um sólido, de coloração levemente amarelada a amarela, e muito maleável à temperatura ambiente. Presente nos segmentos de cosméticos e farmacêutico, ela apresenta propriedades emolientes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antissépticas e de prevenção de acne.
Na indústria farmacêutica, devido às suas propriedades antibacterianas, antissépticas e emolientes, a cera de abelha está presente na composição de produtos como cremes e pomadas, ajudando na cura de pequenos cortes e escoriações.
Na indústria de cosméticos é utilizada para dar consistência e melhorar a espalhabilidade de produtos como batons e cremes para o rosto e corpo, dada a sua propriedade de apresentar-se na forma sólida à temperatura ambiente e amolecer à temperatura corporal.
É aplicado principalmente como emoliente em produtos para a pele e cabelos e em protetores labiais, dado o fato de que os óleos presentes na cera de abelha são capazes de formar um filme sobre a pele, que impede a perda de água e, ainda assim, não obstrui os poros, proporcionando hidratação e maciez sem contribuir para o surgimento de inflamações e infecções na pele, apresentando também propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.
Ainda assim, devido a presença de vitamina A na sua composição, a cera ajuda a controlar a oleosidade, promover hidratação de longa duração e a combater o envelhecimento da pele retardando a degradação do colágeno, estimulando o reparo celular e agindo como antioxidante no combate a radicais livres.
-
O Dietilenoglicol, conhecido na forma abreviada como DEG, é um solvente orgânico, com aparência de um líquido incolor, levemente viscoso, inodoro, higroscópico, miscível em água, em muitos solventes polares (como os álcoois), éteres e em muitos solventes orgânicos.
Está presente nos mercados de AutoCare, limpeza e agro. É principalmente utilizado na indústria como anticongelante, por diminuir o ponto de fusão de soluções, propriedade que o torna muito presente no processo de resfriamento de serpentinas em plantas industriais e na formulação de fluidos automotivos, sendo também, utilizado na indústria agro em pesticidas e biocidas, por agir como anticongelante e um agente estabilizador da mistura final.
Na indústria de limpeza pode ser empregado como co-solvente, lubrificante para produtos naturais e sintéticos, desinfetantes aerossóis e em produtos desodorizantes de ambientes.
-
O Dióxido de Titânio Anatase é um sólido branco na forma de um pó fino, inodoro e insolúvel em água. Em função de absorver fortemente radiação ultravioleta com comprimentos de onda inferiores a 350 nm e dissipá-la de maneira muito eficiente, é aplicado como corante branco, opacificante e bloqueador UV dentro dos segmentos alimentício, cosmético, de higiene pessoal e farmacêutico.
- No segmento alimentício é utilizado como corante nos mais diversos produtos, bem como para aumentar a longevidade destes, por atuar como um filtro à absorção de radiação UV pelos alimentos, estando presente em doces, recheios, chocolates, molhos, entre outros;
- No segmento de cosméticos é utilizado como corante em maquiagens, proporcionando um maior recobrimento da pele com camadas mais finas de produto aplicado, e como filtro de raios UV em protetores solares;
- No segmento de higiene pessoal é utilizado para dar pigmentação e opacidade à produtos como cremes dentais e sabonetes;
- No segmento farmacêutico é utilizado como corante para a fabricação de cápsulas de comprimidos e fitas médicas.
Este produto apresenta ótima estabilidade, excelente dispersão, baixa absorção de óleo, reduzindo a perda associada de material, forte poder de cobertura, o que possibilita um ótimo custo benefício, utilizando-se menos matéria-prima para atingir-se um melhor resultado de brancura e opacidade e, por fim, boa distribuição de tamanho de partícula e densidade, evitando o endurecimento do produto final.
-
O Dióxido de Titânio Rutilo possui tratamento de superfície orgânico e tratamento inorgânico com zircônia e alumina. Trata-se de um sólido branco na forma de um pó fino, inodoro e insolúvel em água.
A forma Rutilo desta substância é mais abrasiva, porém possui maior durabilidade, opacidade, brilho, elevada densidade e alto índice de refração, dada a sua estrutura mais compacta se comparado à forma Anatase.
Esta substância absorve fortemente na região ultravioleta abaixo de 400 nm. É produzido através do tratamento sulfato, o que confere ao produto ótimo poder de cobertura, brilho, dispersão, tingimento e durabilidade.
Possui um tom azulado e excelente brancura por conta do seu reduzido tamanho de partícula, alta resistência a intempéries e excelente dispersabilidade em função do tratamento de superfície orgânico e inorgânico com zircônia e alumima, portanto, gera menor coalescência entre as suas partículas.
Por fim, possui menor absorção de óleo, de modo que o produto possua boa molhabilidade e seja facilmente disperso em sistemas de aplicação.
É utilizado para dar cor e opacidade a uma ampla gama de produtos, estando presente nos segmentos de higiene pessoal, têxtil, de cosméticos e de purificação da água:
- No segmento de higiene pessoal, é amplamente utilizado na pigmentação de pastas de dente;
- No segmento têxtil é utilizado para pigmentar tecidos sintéticos;
- No segmento cosmético é aplicado em protetores solares e produtos para a pele, por agir como um bloqueador de radiação ultravioleta, dado ao seu alto índice de refração e a sua capacidade de absorver luz nessa região do espectro eletromagnético;
- Pode ser utilizado em processos de purificação e dessalinização da água, onde as partículas de dióxido de titânio, as quais são insolúveis em água, bloqueiam a passagem de contaminantes e sais como o cloreto de sódio.
-
O Dimeticone, também conhecido como fluido de silicone, é um polidimetilsiloxano (PDMS) disponível em diferentes viscosidades (de 50 a 60.000 cSt).
É um líquido límpido incolor, inodoro, atóxico, não comedogênico de origem mineral e livre de testes em animais (vegano). Apresenta interessantes propriedades de elevada resistência a mudanças de temperatura, resistência à combustão, baixa tensão superficial, hidrofobicidade, boa espalhabilidade e boa resistência a altas e prolongadas tensões de cisalhamento.
O Dimeticone é utilizado principalmente na indústria de AutoCare, HomeCare e cosméticos.
- Em produtos corporais, esse silicone é muito aplicado em cremes hidratantes, loções, protetores solares e pomadas, pois proporciona hidratação à pele, evitando a perda de água e aumentando a suavidade pelo preenchimento de poros e linhas, resultando em um sensorial macio, sedoso e aveludado;
- Em produtos para o cabelo, é amplamente utilizado em formulações de condicionadores, máscaras e cremes de pentear, pois forma um filme que reveste as cutículas do cabelo deixando-o sedoso e macio, além de ajudar na espalhabilidade do produto facilitando a aplicação;
- Na indústria AutoCare, é utilizado como ingrediente ativo na formulação de polidores automotivos e metálicos em pasta, em emulsões e à base de solvente e aerossóis, devido à sua elevada estabilidade térmica, hidrofobicidade, capacidade de realçar a coloração e facilidade na aplicação e polimento;
- Na indústria HomeCare está presente em polidores de móveis, madeira e metais, bem como em produtos para a limpeza de vidro e tapetes, por conta de sua aplicação em superfícies proporcionar a elas um “deslizar” mais suave que dificulta a aderência de sujidades.
-
O Fotoiniciador 184, composto por 1-hidroxi-ciclohexil-fenil-cetona, é um fotoiniciador do tipo I, com aparência de um pó cristalino branco, utilizado para iniciar a fotopolimerização de monômeros e oligômeros reativos na presença de luz ultravioleta nos comprimentos de onda de 244, 280 e 330 nm, agindo como secante de meio e superfície.
Por ser do Tipo I, ao absorver radiação UV, as moléculas desta substância irão sofrer processos de clivagem, liberando radicais, os quais são responsáveis por iniciar a reação de polimerização para formação dos filmes desejados, sendo indicado para produtos incolores e pigmentados, sem causar o amarelamento destes após longos períodos de exposição à luz solar.
Em função da sua interessante ação na formação de filmes, este fotoiniciador é utilizado na indústria de cosméticos na formulação de produtos para unhas gel e esmaltes em gel por cura UV. -
O Fotoiniciador 1173, composto por 2-hidroxi-2-metil-1-fenilpropanona, é um líquido incolor a levemente amarelado, praticamente insolúvel em água, mas solúvel na maioria dos solventes orgânicos e na maioria dos monômeros à base de acrilato.
É utilizado como fotoiniciador, do tipo I, para iniciar a fotopolimerização de pré-polímeros insaturados em combinação com monômeros mono ou multifuncionais na presença de luz ultravioleta nos comprimentos de onda de 244, 278, 322 nm.
Seu mecanismo de atuação se baseia na formação de radicais por meio da absorção de radiação UV, os quais são os responsáveis por iniciar a reação de polimerização, exibindo mínimo amarelamento após longa exposição à luz solar.
Em função da sua interessante ação na formação de filmes, este fotoiniciador é amplamente utilizado na indústria de cosméticos na formulação de produtos para unhas gel e esmaltes em gel por cura UV. -
O Fotoiniciador 6689, composto por óxido de bis (2,4,6-trimetilbenzoil) fenilfosfina, é um fotoiniciador do tipo I, muito versátil e utilizado para iniciar a fotopolimerização de resinas insaturadas na presença de radiação ultravioleta nos comprimentos de onda de 237, 275 e 380 nm, agindo na cura de profundidade.
Por ser do Tipo I, ao absorver radiação UV, as moléculas desta substância irão sofrer processos de clivagem, liberando radicais, os quais são responsáveis por iniciar a reação de polimerização para formação dos filmes desejados, onde, devido às suas excelentes propriedades de absorção de luz, este fotoiniciador permite a cura de filmes espessos, sendo indicado para formulações pigmentadas de branco, proporcionando um mínimo amarelamento após exposição à radiação UV.
Em função de todas as suas propriedades, o fotoiniciador 6689 está presente no segmento de cosméticos, na formulação de produtos para unhas gel e esmaltes em gel por cura UV.
-
A Glicerina Técnica Bidestilada, conhecida também como Glicerol, Glicerina Branca ou Glicerina Pura, é composta por propano-1,2,3-triol, e possui aspecto de um líquido viscoso, transparente, inodoro e solúvel em água.
Este produto é oriundo de fontes naturais, obtido de óleos e gorduras de origem vegetal ou mista (tanto vegetal quanto animal), é proveniente do duplo processo de destilação da glicerina loira 80% e, por conta disso, apresenta elevada pureza, com concentração mínima de Glicerol de 99,5%.
Esta substância possui alto poder umectante e pode atuar como solvente de substâncias orgânicas e minerais. Por conta disso, é largamente utilizada em muitas industrias, por possuir uma ampla gama de aplicações dentro dos segmentos de cosméticos, higiene pessoal e AutoCare.
- No segmento de cosméticos é utilizado em formulação de condicionadores, cremes, maquiagens e limpadores de maquiagem, hidratantes, protetores solares, entre muitos outros;
- No segmento de higiene pessoal é utilizado na fabricação de shampoos e sabonetes líquidos e em barra glicerinados;
- No segmento AutoCare é empregado na formulação de revestimentos para pneu, painel e bancos, conferindo brilho e proteção.
-
É uma das matérias-primas mais versáteis usada em diversas aplicações industriais, principalmente em cosméticos, alimentos, bebidas e farmacêuticos.
Trata-se de um agente umectante, emoliente, lubrificante, hidratante e veículo de algumas formulações.
É um produto com alto grau de pureza, líquido límpido, incolor, inodoro e solúvel em água e álcool que possui todas as certificações regulatórias necessárias, como Halal, Kosher e Vegano, livre de testes em animais.
Qual a sua utilização na indústria?
- Em cosméticos, devido a sua grande capacidade de hidratação, a Glicerina promove melhora no aspecto da pele e do cabelo, evitando o ressecamento dos mesmos, sendo muito utilizada em sabonetes, cremes, loções, shampoos, condicionadores, cremes dentais, bases faciais, entre outros;
- Em alimentos é amplamente usada em bolos, doces, queijos, sorvetes, iogurtes, etc;
- Em farmacêuticos é largamente aplicada em xaropes, antissépticos, pomadas, cápsulas, entre outros.
-
O Inodisp® Poli é um aditivo dispersante à base de poliacrilato de sódio, um líquido incolor a levemente amarelado e inodoro.
É utilizado principalmente no segmento de domissanitários na formulação de detergentes e produtos de limpeza, atuando como agente dispersante e anti-depositante de sais inorgânicos que provocam a dureza da água.
No segmento têxtil, é aplicado como agente dispersante e sequestrante, agindo como coadjuvante em processos de tingimento com corantes reativos e estampas.
Acesse a lista completa da linha Especialidades Químicas, clicando aqui
-
O INOSIL® 62, composto por N-(2-aminoetil)-3-aminopropiltrietoxissilano, é um líquido incolor a ligeiramente amarelado, com odor semelhante a aminas.
É um silano bifuncional, solúvel em álcoois, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, compatível com substratos de alumínio, aço, cobre e vidro, bem como com polímeros orgânicos, como poliacrilato, polipropileno, acrilatos e silicones.
Devido às propriedades, esta substância pode ser aplicada como compatibilizante e promotor de adesão em substratos metálicos, de vidro e poliméricos, podendo ser inserido na formulação de produtos dentro do segmento AutoCare, como ceras e polidores automotivos, os quais necessitam de maior aderência e resistência a intempéries.
Acesse a lista completa da linha Especialidades Químicas, clicando aqui
-
O INOSIL® 64, composto por 3-Glicidoxipropiltrimetoxisilano, é inodoro, miscível em álcoois, cetonas, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, e solúvel em água após a reação de hidrólise.
É um silano bifuncional contendo um grupo orgânico glicidoxi reativo e um grupo inorgânico trimetoxissilil.
Sua funcionalidade epóxi é capaz de reagir com diversas funções orgânicas e, em contrapartida, sua funcionalidade trimetoxissilil é capaz de ligar-se a moléculas e substratos inorgânicos, tendo potencial aplicação como compatibilizante e promotor de adesão em substratos metálicos e vidro, por exemplo, podendo ser inserido na formulação de produtos dentro do segmento AutoCare, como ceras e polidores automotivos, os quais necessitam de maior aderência e resistência a intempéries.
Acesse a lista completa da linha Especialidades Químicas, clicando aqui
-
O Lauril, composto por lauril éter sulfato de sódio, é um tensoativo aniônico amplamente utilizado na indústria, agindo como detergente, emulsificante, umectante, espumante e desengraxante.
Este produto é vegano, livre de testes em animais.
Possui elevada solubilidade em água e está disponível nas diluições 28% e 70%, nas formas líquida e pastosa, respectivamente. Espessa muito bem na presença de eletrólitos como cloreto de sódio (NaCl) e cloreto de amônio (NH4Cl).
Devido ao seu elevado potencial de limpeza e espumação, suas principais aplicações encontram-se nos segmentos de limpeza doméstica e institucional, de cosméticos, higiene pessoal, têxtil, AutoCare e PetCare.
- Limpeza doméstica e institucional: Detergentes e limpadores multiuso, para vidros, pisos e superfícies;
- Cosméticos: Cremes para acne, loções de limpeza, removedores de maquiagem e esfoliantes;
- Higiene pessoal: Shampoos, sabonetes líquidos para mãos e corpo, sais de banho e pastas de dente;
- Têxtil: Detergentes e lava-roupas;
- AutoCare: Limpadores de vidro, autopeças, para-brisas, desengraxantes e shampoos para carros;
- PetCare: Shampoos e produtos de limpeza para coxins.
-
O Locron P e o Locron L, compostos por Hidroxicloreto de Alumínio (Clorohidróxido de Alumínio ou Clorohidrato de Alumínio) em pó e 50% em solução, respectivamente, são incolores ou com uma coloração amarelo claro, inodoros, solúveis em água e etanol e veganos, sem a presença de componentes de origem animal.
São amplamente utilizados na indústria de cosméticos e higiene pessoal, por serem o ingrediente ativo de alto desempenho das formulações de desodorantes e antitranspirantes aerossóis e em bastão, sendo também aplicados na indústria têxtil e em processos de tratamento de água e efluentes em substituição a outros sais de alumínio, por agir mais eficazmente na desestabilização e remoção de partículas coloidais e de matéria orgânica em suspensão.
Na indústria de higiene pessoal, o Hidroxicloreto de Alumínio possui um importante papel na composição de desodorantes e antitranspirantes, pois é o agente regulador da transpiração e não permite a passagem do suor para a camada mais externa da pele.
Ainda assim, é amplamente utilizado em cremes hidratantes e loções pós-barba, oferecendo suave efeito adstringente e desodorizante aos produtos, promovendo um melhor controle da oleosidade e maior uniformidade da pele.
Na indústria têxtil, associado a sabões alcalinos, o Locron P e o Locron L são utilizados para produzir sabões de alumínio dificilmente solúveis a insolúveis, os quais são utilizados para acabamentos hidrofóbicos em produtos têxteis, madeira, papel e materiais de construção.
São utilizados como catalisadores no processo de acabamento de têxteis com resinas sintéticas endurecidas por ácidos, e na produção de agentes antiderrapantes para tecidos.
-
O Locron SQH, é uma solução aquosa de sesquicloridrato de alumínio com aparência límpida a ligeiramente turva, inodora e vegana, sem a presença de componentes de origem animal.
Este produto possui elevada capacidade de dispersão e dissolução em água, bem como elevada estabilidade físico-química, sendo largamente utilizado como substância ativa na formulação de desodorantes, antitranspirantes roll‑on e em creme, além de ter uma significante ação bacteriostática, especialmente contra bactérias gram positivas que podem ser encontradas nas axilas.
Sua elevada presença na indústria de higiene pessoal se deve à sua capacidade de bloquear a passagem de suor para a camada mais externa da pele, atuando diretamente no controle da transpiração.
Já sua utilização na indústria de cosméticos, em produtos como cremes hidratantes e loções para a pele e barbear, se deve às suas propriedades adstringentes, bem como antitranspirantes e desodorizantes, as quais proporcionam o controle de odores indesejáveis liberados pela pele.
Por fim, vale mencionar o destaque deste produto frente ao hidroxicloreto de alumínio, LOCRON P, por oferecer 5% melhor performance adstringente e antitranspirante, e baixa irritabilidade dérmica, sendo indicado para a formulação de produtos hipoalergênicos para peles mais sensíveis.
-
O cloreto de benzalcônio, composto por cloreto de N-alquil dimetil benzil amônio, é um quaternário de amônio de primeira geração, o qual possui a função de atuar como agente antibactericida e fungicida nas mais diversas aplicações dentro dos segmentos de limpeza doméstica, hospitalar e alimentícia.
Estes tensoativos catiônicos possuem baixa toxicidade e estão presentes nas concentrações 50% e 80%, o BKC 50 e o BKC 80, respectivamente, e são muito solúveis em água e estáveis em uma ampla faixa de pH, apresentando rápida ação e compatibilidade com sistemas catiônicos e não iônicos.
Por conta de sua ação biocida, estes produtos são principalmente empregados em produtos domissanitários como desinfetantes, desodorizantes de ambientes, conservantes, bactericidas, fungicidas, algicidas e em desinfetantes de uso geral destinados à hospitais e indústrias cosméticas e alimentícias.
-
O QUAT 5-80, composto por cloreto de benzalcônio + cloreto de didecildimetilamônio, é um quaternário de amônio de quinta geração, o qual possui a função de atuar como agente biocida contra bactérias, fungos, algas e vírus.
Este tensoativo catiônico apresenta elevada solubilidade em água e baixa toxicidade, sendo amplamente utilizado em produtos domissanitários e desinfetantes de uso geral.
Pela sinergia entre o cloreto de benzalcônio e o cloreto de didecildimetilamônio, apresenta maior performance se comparado ao cloreto de benzalcônio puro, resultando em um maior custo benefício associado ao seu uso, pela necessidade de uma menor concentração de ativos nos produtos aplicados se comparado ao quaternário de amônio de primeira geração.
-
O Quelante 2S e o Quelante 4S são compostos pelo ácido etilenodiaminotetracético, popularmente conhecidos como EDTA dissódico (99%) e tetrassódico (87%), respectivamente. São agentes quelantes, sequestrantes e complexantes, utilizados para capturar e inativar íons metálicos presentes em soluções.
O EDTA dissódico possui aparência de um pó cristalino branco, sendo indicado para formulações com pH menor que 7, por sua vez, o EDTA tetrassódico possui aparência de um pó branco a levemente amarelado, sendo indicado para formulações com pH maior que 7. Devido ao interessante mecanismo de atuação, são produtos muito versáteis, aplicados nos mais diversos segmentos industriais.
• Na indústria farmacêutica são utilizados para controlar a presença de metais pesados como o chumbo, devido a elevada toxicidade associada a presença desses metais;
• No segmento de limpeza doméstica e institucional são amplamente empregados em sabões e detergentes como agentes estabilizantes e aditivos para aumentar o poder de limpeza dos produtos;
• No segmento têxtil atuam como agentes quelantes, capturando e inativando íons metálicos responsáveis pela modificação da coloração das peças, estabilizando tingimentos e branqueamento;
• Na indústria de cosméticos estão presentes em produtos para o cuidado com a pele, como hidratantes, e produtos de beleza, como descolorantes e tinturas para o cabelo, devido à capacidade estabilizante que previne a descoloração, a perda de fragrância e a deterioração dos produtos;
• No segmento de higiene pessoal, são encontrados em shampoos, condicionadores e sabonetes, proporcionando uma maior validade desses produtos por ajudar a manter sua fragrância, odor e coloração estáveis. -
O Silicone 1501 é uma mistura de 15% de Dimeticonol de elevada viscosidade em Ciclopentasiloxano (D5).
É um produto vegano, livre de testes em animais, amplamente utilizado na indústria de cosméticos (em produtos para o cuidado da pele e cabelos) e higiene pessoal por ser um formador de filme, agregando aos produtos propriedades condicionantes, toque macio e suave, retenção de fragrância e rápida secagem.
Pode ser aplicado em antitranspirantes e desodorantes, substituindo o álcool nestas formulações, em géis de banho, maquiagens e protetores solares, conferindo sensação macia e aveludada à pele, e em produtos para o cabelo, agindo como reparador dos fios e das pontas duplas, entregando a estes longa duração e resistência à lavagem.
-
O Ciclopentasiloxano D5 é um Decametilciclopentasiloxano volátil. É um líquido transparente, incolor e inodoro.
É um produto vegano, livre de testes em animais, utilizado principalmente nas indústrias de cosméticos, em produtos para o cuidado da pele e cabelos, e de perfumaria, como emoliente, umectante, veículo e solvente, estando este presente em produtos como maquiagens, produtos de barbear, esmaltes, protetores solares, condicionadores e hidratantes faciais.
Possui baixa tensão superficial e comportamento hidrofóbico, conferindo aos produtos aos quais ele é adicionado ótimo espalhamento e sensação não gordurosa à pele e cabelos.
Produto de elevada volatilidade, oferecendo menor tempo de secagem e rápida absorção, baixa reatividade, além de apresentar compatibilidade com muitos ingredientes cosméticos, facilitando sua inserção em formulações.
-
O Cloreto de Metileno, também denominado Diclorometano, é um líquido incolor, volátil, com odor adocicado, levemente solúvel em água e solúvel na maioria dos solventes orgânicos.
Possui alto poder de solvência, além de ter a vantagem de ser menos inflamável que outros solventes, razão pela qual seu uso é recomendado para diferentes aplicações industriais.
Está presente, principalmente, nas indústrias alimentícia, farmacêutica, de limpeza e AutoCare. Sua ampla aplicação se deve, entre outros fatores, à sua alta volatilidade.
- Na indústria farmacêutica é empregado na síntese de insumos farmacêuticos e na extração de produtos originados de plantas e frutas, para a fabricação de medicamentos, vitaminas e antibióticos;
- Na indústria alimentícia é utilizado como solvente de extração no processamento de especiarias, café, lúpulo, entre outros processos;
- No segmento de limpeza e AutoCare, está presente na formulação de produtos para limpeza de metais, desengordurantes, desengraxantes e produtos de limpeza automotivos.
-
HL-200 (HIDROFÍLICA)
A Sílica HL-200 é pirogênica e hidrofílica. Sua aparência é de um pó branco finamente dividido, com área superficial específica em torno de 200 m2/g.
É mais eficiente em sistemas de polaridade apolar a média, em função de esses meios não inibirem a capacidade de interação entre partículas adjacentes da própria sílica, ocasionando a formação de uma rede que age no controle da reologia e aumento significativo da viscosidade do produto final.
Além de espessar óleos, essa matéria prima também é indicada para espessar ésteres e glicóis, garantindo transparência em altas viscosidades, sendo amplamente aplicada no segmento cosmético e agro.
Segmento cosmético -No segmento cosmético é muito utilizada como modificador de sensorial, proporcionando um toque seco, agradável e macio aos produtos, estando presente em maquiagens, cremes, pomadas, protetores solares, produtos para o cabelo, esmaltes para unhas, batons, entre muitos outros. Sua versátil aplicação se dá em função de formar um gel lipofílico em sistemas líquidos, que eleva a viscosidade de óleos, emulsões e ceras, atuando no controle da reologia desses produtos como agente espessante e agente suspensor, evitando o assentamento dos componentes durante processos de transporte e armazenamento. Em sistemas sólidos atua principalmente como auxiliar de fluxo, diminuindo a coesão entre as partículas de pó do produto, auxiliando na sua movimentação e reduzindo sua aglomeração.
Segmento Agrícola - No segmento agrícola é utilizado em herbicidas, inseticidas, fungicidas e biocidas na proteção de cultivos e tratamento de sementes. Esta substância atua em formulações líquidas como modificador de reologia, como responsável pelo ajuste de viscosidade e como agente anti-sedimentação, impedindo a decantação de ingredientes ativos insolúveis. Em formulações sólidas, atua como antiaglomerante e auxiliar de fluxo e de moagem.
-
O NP 95 é um tensoativo não iônico (nonilfenoletoxilado) utilizado, basicamente, na formulação de produtos que necessitam de uma menor tensão superficial para a melhoria em performance e aplicabilidade.
O produto é vegano, livre de testes em animais. É proveniente da reação entre o nonilfenol e o óxido de eteno e possui um grau de etoxilação de 9,5 EO e balanço hidrofílico-lipofílico (HLB) calculado de 13.
É um líquido amarelado, viscoso, com baixo odor e com versátil solubilidade, sendo solúvel em água, solventes clorados e na maioria dos solventes polares, compatível com sabões, surfactantes aniônicos e não-iônicos e muitos solventes orgânicos.
Suas excelentes propriedades solubilizantes, dispersantes, detergentes, umectantes, emulsionantes, desengraxantes e excelente capacidade de enxágue permitem ao NP 95 ser utilizado nas mais diversas aplicações dentro dos segmentos HomeCare, AutoCare e têxtil.
- Na indústria têxtil é utilizado como emulsionante, detergente e umectante em formulações de produtos para a lavagem de tecidos pós tingimento, e em detergentes utilizados nos processos de purga e alvejamento do processamento têxtil;
- No segmento HomeCare é utilizado em produtos de limpeza e detergentes multiuso, ceras líquidas a base d’água, produtos para lava-louças e desinfetantes;
- No segmento AutoCare está presente em desengraxantes, limpa-vidros e shampoos automotivos.
-
Antiespumante a base de silicone (emulsão e alto sólidos), ideal para produção de produtos de limpeza e cosméticos com ampla faixa de pH.
Acesse a lista completa da linha Especialidades Químicas, clicando aqui
-
O Ácido Benzóico é um ácido carboxílico aromático, muito utilizado como conservante em diversas aplicações industriais. A atividade antimicrobiana desse ácido é principalmente contra leveduras e bolores.
Apresenta-se como um sólido incolor, cristalino e com um odor muito característico. É praticamente insolúvel em água fria, mas apresenta boa solubilidade em água quente e em solventes orgânicos menos polares, como os éteres, álcoois e o benzeno.
Está presente nos segmentos farmacêutico, alimentício, de cosméticos e higiene pessoal, por atuar como um ótimo conservante em produtos com pH entre 2,5 e 4,0. Veja sua aplicação:
- Na indústria farmacêutica é utilizado como conservante antimicrobiano, antifúngico e lubrificante de comprimidos e cápsulas. Largamente aplicado na produção de medicamentos de uso tópico, como por exemplo pomadas para micose e pé de atleta;
- No segmento alimentício é utilizado na conservação de alimentos, como sucos, refrigerantes, geleias, balas, chicletes, molhos e derivados do leite, por diminuir o crescimento de fungos e bactérias responsáveis pela deterioração dos alimentos;
- No segmento de cosméticos e higiene pessoal é amplamente utilizado como antifúngico na formulação de cremes, pomadas, pastas de dente, antissépticos bucais, repelentes de insetos e lenços umedecidos.
-
O Butilglicol, também conhecido como éter monobutílico de etilenoglicol, é um líquido límpido e incolor, biodegradável, possui odor característico e é completamente solúvel em água.
É caracterizado por ser um solvente muito versátil, extremamente requisitado na indústria devido ao seu poder desengraxante, com excelente balanço hidrofílico/hidrofóbico, atuando como agente de limpeza nas mais diversas aplicações dentro dos segmentos têxtil, de limpeza doméstica e institucional e no segmento de defensivos agrícolas.- Na indústria têxtil está presente em produtos lava-roupas e como auxiliar de limpeza, devido às suas propriedades desengraxantes;
- Na indústria de limpeza doméstica e institucional, é utilizado na formulação de produtos de limpeza multiuso, limpa-vidros, em limpadores de banheiro, pisos, superfícies difíceis, em desinfetantes e em desengraxante de metais;
- Na indústria de defensivos agrícolas está presente na composição de inseticidas, pesticidas e herbicidas.
-
O Fotoiniciador Benzofenona é um fotoiniciador do tipo II, o qual possui aparência de um sólido branco e é utilizado para iniciar a polimerização radical de pré-polímeros insaturados na presença de luz ultravioleta com comprimentos de onda de 251 e 333 nm, agindo na cura de superfície e baixa camada.
Por ser do tipo II, esta substância sofre reações bimoleculares, necessitando de um co‑iniciador, o qual age como um auxiliar de cura para gerar radicais livres e iniciar o processo de fotopolimerização. Desse modo, é utilizado na indústria de cosméticos, na formulação de esmaltes para unha.
-
O INOSIL® 60, composto por viniltrimetoxisilano, é um líquido límpido, incolor, de odor característico e solúvel em água após reação de hidrólise.
É um silano bifuncional, o qual possui um grupo orgânico vinil reativo e um grupo inorgânico trimetoxissilil.
Seu grupo trimetoxissilil promove uma ótima aderência a substratos inorgânicos secos e úmidos e, em função da sua interessante estrutura, esta substância promove o acoplamento entre substratos inorgânicos, como vidro e argila, e substratos orgânicos, como borrachas e plásticos, tendo potencial aplicação como compatibilizante e promotor de adesão, podendo ser inserido na formulação de produtos dentro do segmento AutoCare, como ceras e polidores automotivos, os quais necessitam de maior resistência a intempéries.
Acesse a lista completa da linha Especialidades Químicas, clicando aqui